A Vila dos Mendes

A história de Mendes começa com o surgimento de um pouso para tropas que passavam por um atalho que ligava o Rio de Janeiro à aldeia de Valença. O solo fértil, a constante circulação de tropeiros e a temperatura agradável contribuíram para que o pequeno rancho começasse a se desenvolver.
A ocupação do que hoje é a cidade tem origem no ano de 1820, quando a família Mendes adquiriu a Fazenda Santa Cruz. Em 1850, a fazenda passa a se chamar “Santa Cruz dos Mendes”. Nesta época a fazenda crescia a olhos vistos e prosperava com o desenvolvimento do cultivo do café.
Assim como as outras cidades da região, o forte desenvolvimento da lavoura cafeeira trouxe os trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II também para Mendes. A Estação original de Mendes foi inaugurada em 1864, com uma condição imposta pelo dono das terras onde os trilhos iam passar: Que tivesse o sobrenome dele.
Ela serviu como estação até o ano de 1996, quando o “Barrinha” parou de operar. Como era um pouco distante do centro da cidade, seu nome foi passado para a próxima estação: Neri Ferreira.
A Parada Neri Ferreira foi inaugurada em 1911 e como era próximo ao Centro de Mendes, passou a ser a Estação Ferroviária da cidade. Acima, podemos ver a estação de Mendes antigamente e a estação hoje (Detalhe é o que vale: Ainda pode-se ver o nome original escondido sobre o nome que a mesma adotou). O belo prédio foi construído em pinho de riga e seu objetivo era atender a demanda das indústrias locais.
Além de Neri Ferreira/Mendes-Nova e Mendes, temos as estações de Martins Costa, Morsing e Humberto Antunes.
A Estação de Martins Costa e Morsing foram inauguradas em 1894 e homenageam funcionários da Central do Brasil: Martins Costa trabalhou na duplicação da linha e Carlos Morsing foi chefe de seção em 1870.

A Estação de Humberto Antunes homenageia Humberto Saraiva Antunes, que dedicou trinta e sete anos de sua vida a Central do Brasil (Confia a história da estação no site Estações Ferroviárias).
E próximo a Estação…
Temos o Tunel Doze – ou Túnel Grande – que foi projetado pelo Engenheiro Paulo de Frontin e que foi necessário e fundamental para a duplicação da linha férrea em direção a Serra do Mar.
À Esquerda, Humberto Antunes e a direita as chamadas “casas de turma”. Eram utilizadas pelos funcionários de manutenção da via permanente e pertenciam a ferrovia.
Em 1889, Mendes experimenta um nova fase desenvolvimentista: A industrialização da região, com a chegada da Indústria de Papel Itacolomy, a fábrica de Fósforos Serra do Mar…
…e o frigorífico Anglo. O prédio onde era o setor de inspeção sanitária hoje é a sede da Câmara Municipal. Com dois pavimentos e arquitetura de inspiração inglesa chama a atenção de quem visita a cidade.Mendes já teve seu território anexado aos municípios de Piraí, Barra do Piraí e Vassouras. Em 1952, devido ao seu crescimento econômico tornou-se cidade.
A Dica do Viajante
Minha dica de alimentação é o Bar/Restaurante “Nosso Cantinho”, localizado na Rua Júlio Braga (Rua da Prefeitura).

Como chegar

MendesVindo do Rio de Janeiro/São Paulo: Seguindo pela Via Dutra até o acesso a RJ-127. Por esta, siga passando pelo Centro de Paracambi e pela cidade de Eng. Paulo de Frontin até o município de Mendes.

Linhas de Ônibus

Util 9809Rio de Janeiro x Mendes (Seção da Rio x Vassouras, operada pela Util)
Progresso 191046Eng. Paulo de Frontin x Mendes
Vassouras x Mendes (Viação Progresso)
NEOSPECTRUMOF1722_MP10A Viação Barra do Piraí também opera uma seção ligando Mendes a Paracambi e Barra do Piraí.
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Fonte: http://www.rdvetc.com/2014/a-vila-dos-mendes/

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